O FERRO

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Coudelaria António Correia de Mendonça






É na região raiana da Beira Baixa, que já foi Granja dos Cavaleiros Templários e pertença, desde o primeiro quartel do Séc. XVI de Frei Jorge de Sousa, cavaleiro da Ordem Militar de Cristo, a 8 Km da aldeia de Monforte da Beira, cuja carta de foral dada por D. João III data de Outubro de 1533, que se situa o COUTO dos PARDINHOS.



O COUTO dos PARDINHOS é uma propriedade de cerca de 500Ha , estando inserida actualmente no PARQUE NATURAL do TEJO INTERNACIONAL, e na posse da familia Goulão há pelo menos sete gerações.

É nesta propriedade de excelentes pastagens e com um extenso montado de sobro e azinho que tem acento o efectivo da Coudelaria iniciada em julho de 1995 pelo genro da actual proprietária.


Como matriz inicial, foi utilizado um núcleo de éguas de ventre do ferro Visconde dos Olivais (VO) e os primeiros garanhões utilizados foram o HIPUS (VO) e o JAGUAR (FBC) filhos do DANUBIO (MV), cavalo que foi "campeão dos campeões" no Festival da A.P.S.L. em Lisboa em 1988.


Desde 1995 tem sido utilizado, com excelentes resultados, como semental o cavalo TIXAQUIR (PP).



Este ano foi adquirido para semental o cavalo ALADINO D'ATELA(FBC), filho do SOBERANO(GB) e neto HOSTIL(GB), e é com grandfe expectativa que aguardamos os resultados do seu cruzamento com as filhas do TIXAQUIR.















Sem comentários:

Enviar um comentário